A partir dos conhecimentos chineses sobre saúde e da evolução do conhecimento científico do funcionamento da acupuntura foram desenvolvidas as técnicas da acupuntura estética.
Trabalha-se não só a alteração estética facial/corporal que o paciente reclama, mas também o desequilíbrio que os gerou quando necessário. Dessa forma, além de promover a melhora/resolução estética desejada pelo paciente, obtém-se a harmonização dos órgãos e sistemas relacionados.
Salienta-se que o método da Acupuntura Estética é praticamente livre de riscos, ao contrário dos procedimentos cirúrgicos invasivos sob anestesia e a aplicação de químicos. Os resultados obtidos com a acupuntura são naturais, não levando a modificações de fisionomia comumente encontradas em outros procedimentos estéticos, que deixam a face sem personalidade e sem expressão. Não há necessidade de cuidados pré ou pós-procedimento, estando o paciente livre para seguir com sua rotina normal de trabalho ou lazer após as sessões.
O único risco existente na Acupuntura Estética, quando realizada por profissionais qualificados técnico-cientificamente, é o de ocorrerem pequenos hematomas na área tratada. Como na face já não se utilizam agulhas para o tratamento, isso não representa problema algum ao paciente.